Autor Tópico: Legendas pequenas? Não há firmware? A SOLUÇÃO!  (Lida 18634 vezes)

Offline bicho

• Membro novato
  • *
    • Ver Perfil
Legendas pequenas? Não há firmware? A SOLUÇÃO!
« em: 26 Julho 2006, 00:06:46 »
Para além da mensagem original, da autoria do membro bicho, chamo a atenção para algumas informações adicionais, que poderão ser bastante úteis:

Informação adicional providenciada pelo membro bennyblanco:
Encontrei a solução para aquele problema de quem está a criar um .divx com legendas e o processo pára aos 40 MB. Isso acontece porque o som desse ficheiro é em MP3 VBR, quando deveria ser CBR.
A souçao passa por converter o filme com o programa AVIDEMUX antes do processo de aplicaçao de legendas com o SUB2DIVX (ou AVISUB - o qual recomendo para quem quer ter menos trabalho uma vez que já traz aqueles dois programas que o SUB2DIVX precisa).

De seguida, fica o link para um forum brasileiro onde está tudo explicado: http://www.forumdohardware.com.br/viewtopic.php?p=1696823

Mais informação, que julgo ser bastante útil, da autoria do membro scar_man, neste link.

Início da mensagem original do bicho

Ora bem...
 ... leitor de dvd que suporta divx e ate lê legendas..que maravilha.
não fossem as legendas regra geral uma porcaria, ate compreendo pk. um ingles quer la saber das legendas, ele percebe bem o que ouve em 80 ou 90% dos filmes que vê...e quem é que se vai lembrar do desgraçado do portugues... ou ate se lembram mas depois logo se esqueçem que o tal desgraçado não tem guita pa comprar dvds... soluçao: comprar leitor de divx e por portas e travessas meter o raio do bicho a ler legendas em condiçoes.

problema: nem todos aceitam updates de firmware e alguns aceitam mas o problema é mantido. normalmente legendas pequenas e a meu ver ainda pior: de muito fraca qualidade a nivel de contornos etc

soluçao 1: fazer o tal update que coloca tudo em condiçoes e tudo fica resolvido (na minha opinião a coisa correcta a ser feita pois o leitor fica porreiro e não ha ca mais chatisses) e ai os meus parabens a todos os que contribuem para isso neste forum por fazem um trabalho excelente.

soluçao 2: fazer uso das novas ferramentas que por ai existem e contornar o problema (opçao que eu escolhi visto o meu gravador philips suportar divx mas com as tais legendas de fraca qualidade) existem firmwares oficiais para ele mas como usa um chip LSI duvido que possa aparecer por ai algum firmware "candonga" mas nk se sabe... salvo erro a schneider vende qualquer coisa com as tripas deste 3355 assim como em leitores a cyberhome tb usa parte das tripas de alguns philips, mas n tem pago os royalties e aquilo anda la uma carga de trabalhos entre eles, mas pronto isso tb n intressa pra nada.

Ora nós queremos é ver divx e com legendas minimamente em condiçoes.
em principio amanha ou assim que tiver tempo ja deixarei aqui um tuturial a explicar tudo passo por passo visto que hoje ja n tenho tempo. de qualquer forma deixarei aqui a referencia aos programas necessários, e alguns links, basta uma breve busca por esses nomes no google que logo aparece referencia a este processo.

CONDIÇOES PARA QUE TUDO FUNCIONE BEM:
o leitor de mesa devera suportar o formato de ficheiro .divx, mesmo que a marca n faça referencia a isso é possivel que suporte. no caso do meu philips a marca diz que suporta 4 tipos de ficheiros de legendas no entanto testei uns 15 ou 20 e so 2 ou 3 não foram aceites, MAS de todos esses so os tais 4 que a marca refere é que funcionam na perfeiçao, dai que por vezes as marcas n façam referencia a determinadas capacidades, não por nao serem suportadas mas sim pk n sao suportadas a 100% e depois da buraco! mais vale dizerem que n suporta ou não dizerem nada do que depois andarem a ouvir ralhetes dos clientes. por isso a 1ª coisa a fazer é verificar se o leitor suporta divx6 (ficheiro com extençao .divx) basta usar o divx converter que esta no site www.divx.com , converter um pequeno filme e meter no leitor. se for aceite optimo é meio caminho andado, se nao for acho que não ha mais nada a fazer em relaçao a isso.

explicaçao breve:
.divx é um container ou seja é um ficheiro que contem la dentro vários ficheiros. num .vob dos dvds por exemplo podemos ter a pista de video e varias pistas de audio, uma para cada idioma mas acaba por estar tudo contido no mesmo ficheiro. no divx6 o funcionamento é identico, um ficheiro que pode conter varias pistas de audio, varias legendas, suporta capitulos como num dvd e pode ter menus para aceder aos filmes, algo parecido com o nero digital.
desde ja vamos esquecer a parte dos menus e dos capitulos visto que n tenho conhecimento de nenhum leitor de mesa que reconheça quer os menus quer os capitulos, portanto na sala iremos ter o filme, várias pistas de audio e várias legendas no mesmo ficheiro e iremos aceder a elas tal como num filme em dvd.

no caso duma conversao de DVD para .divx usando esse tal divx converter
tanto as pistas de audio como as legendas aparecem logo nos menus do software é so escolher e o ficheiro sera criado sem qualquer complicaçao, a leitura sera feita de forma identica a um dvd na sala. por aqui n ha problema. Mas o que queremos é usar os filmes que ja temos e as legendas em .srt, .sub ou outras e criar o nosso .divx com a tal .xsub (formato de legenda)...

SOFTWARE OPCIONAL: o "SUBTITLE WORKSHOP", nao sendo obrigatorio pode ser usado para fazer algum ajuste na legenda ou corrigir algum erro no tamanho duma ou outra fala mas não é necessário o seu uso.

SOFTWARE OBRIGATÓRIO: "sub2srt" - as legendas terao que estar no formato .srt por isso ha que converter com qualquer programa para o efeito o que demora segundos neste caso é usado para converter um .sub para .srt, se o formato inicial for outro há que usar o soft adequado, o subtitle workshop tb pode fazer isso por exemplo e suporta varios formatos.

AGORA O QUE É REALMENTE PRECISO:

SRTTOBMP - converte a legenda .srt para imagens .bmp
BMPTOXSUB - agarra nessas imagens (uma para cada fala) e cria o .xsub
FUSE - agarra no filme e no .xsub e junta tudo num ficheiro ao qual da a extençao de .divx

tudo isto com ..deixa ca ver... 8 clikes do rato (para abrir o filme e o xsub na ultima tarefa com o fuse é duplo clik  :)  e demora breves minutos)

FASE FINAL: gravar o ficheiro resultante com a extençao .divx, gravar num cd ou dvd e meter no leitor da sala. podem ser adicionadas mais que uma pista de audio ou varias legendas tipo vamos supor que não é um filme mas sim um slidshow com as fotos da familia.. ao mostrar aos avós escolhem dino meira, para mostrar aos amigos enfadonhos escolhem a pista com a celine dion para mostar a alguem que querem fora de casa rapidamente escolhem stockhausen ou slayer .. tao a ver a ideia certo?

para terem uma ideia do tempo que demora todo este processo e da sua complexidade no caso de ser um filme com uma so legenda bastam 5 ou 6 clicks do rato para finalizar toda a tarefa visto que tudo é feito num ambiente grafico no mesmo programa, esse programa depois é que vai chamar os outros que funcionam por linha de comandos e que podem ser usados tb dessa forma... mas se podemos ter o trabalho facilitado pk complicar... qt ao tempo que demora..breves minutos visto que n ha novas codificaçoes nem nada dessas coisas..apenas se juntam coisas ja existentes dentro de outra.

CONCLUSAO: tenho um gravador philips dvdr3355 que aceitou ate a data todos os filmes divx que tenho em casa sem se queixar, que tb suporta legendas em varios formatos mas..mas... legendas de fraca qualidade e um pouco pequenas tb... este meu philips por sinal aceita bem ficheiros .divx e como tal visto que o firmware oficial ainda nao resolveu essa questão actualmente é esta a minha soluçao..em coisa de breves minutos tenho legendas perfeitas. aposto que todos estes philips mais ou menos recentes funcionam da mesma forma e aceitam este formato pelo menos os que estao actualmente a venda e dito pela propria philips TODOS suportam divx6 e xsub. qt as outras marcas uma grande quantidade de aparelhos tb funciona bem segundo o que tenho lido.

deixo aqui alguns links com diferentes maneiras de fazer uma mesma coisa, esta é a que eu uso, simples rápida e funciona...

http://projects.gdion.biz/guides/dmfwithxsub.html
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=141096
http://forum.doom9.org/showthread.php?t=89718
http://www.divx.com/divx/windows/
http://www.urusoft.net/downloads.php?lang=1

em principio está ai toda a informaçao necessaria, depois o link tem um link para o outro link que vai dar a mais 2 ou 3 links e por ai fora...
deve andar por ai um link para um site brasileiro dum parente que tb tem   a tecnica dele...

bem amanha o patrao tem la trabalho pra eu fazer! dai que esta seja uma hora porreira para ir acabar de ver um filme ali na sala, que vai a meio com as esbeltas legendas que ficaram tao boas que a "maria" ate perguntou: "atao mas fostes ó clube dvideo?"

um abraço a todos, um bom resto de noite e qualquer duvida que eu possa esclarecer estou a vossa inteira disposiçao.

fiquem bem.

ps: esta porra parece uma pagina da lista telefónica! livra!
« Última modificação: 18 Março 2007, 22:33:02 por zapata07 »

Offline zapata07

• Administrador
  • Membro Pro
  • Popcorn Hour A-100
    • Ver Perfil
« Responder #1 em: 26 Julho 2006, 18:02:55 »
Interessante, sim senhor. Dá algum trabalho (parece que não muito) e pode não funcionar com leitores mais antigos ou que não suportem devidamente estes formatos. Mas pode ser uma boa solução para muitos leitores, tipo Sunplus, desde que suportem o .divx + xsub.

Vou tentar experimentar e deixar também as minhas impressões. Não sei é se os meus leitores suportam isto. Às tantas ainda abrimos um tópico para identificar os leitores que suportam isto a 100%.  ;)

Offline zapata07

• Administrador
  • Membro Pro
  • Popcorn Hour A-100
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: 27 Julho 2006, 00:42:04 »
A primeira experiência correu razoavelmente bem. O processo não é complicado e é rapidito. O problema é que o meu Denver 228/Yamada 6600, com o firmware não-oficial mais recente, não funciona a 100%. O XviD, com a extensão .divx, tudo bem. Agora as legendas não aparecem.

Offline bicho

• Membro novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: 27 Julho 2006, 01:29:08 »
ola.

e no pc aparecem? Se aparecem no pc então tenta usar valores mais altos no "bottom margin" na secção "miscelaneous".

no meu caso funciona bem com 80, para que apareçam no local correcto da tv, embora no pc apareçam a meio do ecran, como no pc uso as .srt não é problema, o que me interessava era achar a configuraçao certa para a tv.
fiz alguns testes com diferentes valores ate que elas me começaram a aparecer com valores na casa dos 50.

apos uma breve busca aqui fica uma pekena lista com a compatibilidade a nivel de legendas menus capitulos etc de alguns leitores qd sujeitos á reproduçao de .divx e .xsubs

http://www.divxtest.com/A-summary-about-Divx6.html

certamente existem tabelas mais completas mas foi o que achei assim de repente.

deixo aqui tb este link que penso ser do vosso conhecimento:
http://www.divx-compare.com/

mais informo que estou a preparar um pekeno clip que podera servir de teste, bastando grava-lo para um cd e meter no leitor.
dentro de um ou dois dias estara pronto...

anda por ai um a circular na net mas a fonte escolhida na criaçao do .xsub é péssima (enorme e em bold, tipo um arial bold ai com tamanho 30 ou 32) o que podera levar os menos conhecedores destas andanças a pensar que é o unico resultado possivel! totalmente errado! durante a criaçao do .xsub a fonte pode ser escolhida o seu tamanho cor etc. de qualquer forma deixo aqui o link na mesma.
sao 40MB, basta gravar num cd e meter no leitor:

http://download.divx.com/labs/LastManStanding.zip

ao testar este ficheiro no leitor cheguei a conclusao que o facto de eu ter que escolher o tal valor 80 no "bottom margin" para que as legendas apareçam no local correcto se deve a alguma configuraçao mal escolhida no software que por sinal n tenho tido tempo de testar mais a fundo (alem disso o 80 funciona na perfeiçao) ou tera o criador deste ficheiro usado tb 80!? duvido muito, visto que este ficheiro apresenta as legendas no local certo seja no pc seja no leitor da sala (em principio foi usado um valor 30 por ai...), logo é alguma opçao mal escolhida por mim, mas sinceramente ainda n me dei ao trabalho de descobrir qual delas visto que o tal 80 funciona bem.

é tudo por hoje.
deita taime!

fiquem bem.

Offline zapata07

• Administrador
  • Membro Pro
  • Popcorn Hour A-100
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: 27 Julho 2006, 10:56:23 »
Não testei no PC. Que software devo usar?

No leitor duvido que dê. Quando carrego na tecla SUBTITLE aparece-me o sinal de função proibida. Dá ideia que não reconhece as legendas. Por outro lado, tal como está referido no teu primeiro link, parece que o .divx fica ligeiramente aos soluços, coisa que o XviD normal não faz.

Tenho outro leitor, que não customa estar ligado. Vou ver se experimento com esse.

Offline bicho

• Membro novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: 27 Julho 2006, 21:02:03 »
para reproduçao no pc so mesmo no divx player que vem junto com o pacote de software que esta no site, isto para poder aceder as funçoes proprias do .divx (menus, capitulos xsubs etc  bla bla bla) ao ser reproduzido noutro leitor por software essas funçoes n irao aparecer embora o filme corra normalmente.

alguns leitores de mesa podem n reconhecer a extençao .divx e no entanto reconhecer o formato. o meu gravador aceita o mesmo ficheiro com extençao .avi e com extençao .divx e em qq uma delas as legendas e várias pistas de audio sao mantidas. como ultima esperança no caso do leitor n aceitar .divx, gravar o mesmo ficheiro mas com extençao .avi pode ser que... (no pc ao mudar a extençao para .avi perdem-se as funçoes proprias de .divx, fica um avi normal)

quanto aos soluços pelo menos nos testes que fiz n notei nada aqui no gravador. provavelmente eles aparecem se for usado um bitrate mt alto, mas isso tb acontece no denver de um amigo meu a ler divx (.avi) se a codificaçao for feita com taxas mt elevadas... ou pode ser que tenha mesmo soluços..pelo menos por aqui n dou por isso... graças a deus!

Offline zapata07

• Administrador
  • Membro Pro
  • Popcorn Hour A-100
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: 28 Julho 2006, 00:24:26 »
Bom, testei no outro leitor (Belson 3700). Som e imagem, tudo OK. Legendas: nada.

Enfim, é uma solução que pode ter interesse mas depende do leitor. No meu caso, não é que esteja necessitado, mas não ajuda. Cada um poderá verificar se ajuda no seu caso. Basta fazer "download" do "Last man standing", acima referido e ver se aparecem as legendas. Se aparecer, poderá ser uma solução interessante.

Offline bicho

• Membro novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: 28 Julho 2006, 00:56:06 »
ora muito bem dito, claro que tb preferia ter um firmware que suportasse as legendas em condiçoes, n que o trabalho que me dá coloca-las em condiçoes seja muito pois o processo em si é como tb dizes simples e rapido mas era trabalho que se evitava.
como n tenho outra alternativa de momento neste leitor, considero que seja uma opçao excelente, tb devido a tudo funcionar na perfeiçao, pelo menos por aqui.

portanto na falta de firmware eu por aqui tenho o problema resolvido, e resolvido de tal forma que se o tal firmware nunca chegar a aparecer nem me importa muito.

de qualquer modo continuo este fim de semana com mais alguns testes com o tal clip que estou a construir para tirar mais algumas conclusoes.

fiquem bem.

Offline rm

• Membro Pro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: 28 Julho 2006, 16:12:34 »
Andei uns dias ausentes por problemas técnicos (eu q sou maçarico  :lol: ) mas estou de volta.Contente por ver a chegada de novos membros e ainda por cima com novas ideias e soluções, que é o que o nosso fórum necessita constantemente.Logo que possa vou tb testar no meu mitsai Mt009 e no techwood 5050's para que sirva de informação aos restantes, apesar de ambos os meu leitores actualmente terem legendas que considero bastante satisfatórias, nunca é de mais explorar todas as suas potencialidades.

Cumprimentos.

Offline rm

• Membro Pro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: 28 Julho 2006, 16:29:19 »
WOW!!!!!!
Agora sim estamos finalmente a falar na possibilidade de ter legendas iguais às da tv. Experimentei o demo no techwood, tem problemas com a imagem e as legendas nem sinal delas.Quanto ao mitsai mt009 com o firmware V2 do hyujin = 100% imagem e legendas.Claro que como o bicho disse, este não é o melhor exemplo de fonte, mas tb eu vou fazer alguma experiências pois parece-me bastante interessante.Se os leitores com chip sunplus suportarem esta opção, os proprietários podem ficar muiro felizes  :lol:

Offline bicho

• Membro novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: 28 Julho 2006, 21:56:34 »
tenta com arial ou arial narrow com tamanho de fonte entre 20 e 24, dependendo do tamanho da tv.
eu uso arial narrow 22

ps: para facilitar as coisas mais um pouco, ou seja diminuir o numero de cliks de todo o processo aki fica isto:

http://userxp.tripod.com/sub2divx.htm

1-abrir o programa
2-abrir o video
3-abrir as legendas
4-clikar "create divx"

e ta feito.
ja estamos em 4 clikes do rato apenas!  :)

Offline bicho

• Membro novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: 28 Julho 2006, 22:03:53 »
creio que por este andar e como vem sendo normal nestas andanças da informatica em relaçao a novas tecnologias e ferramentas deste tipo que, dentro em breve vamos ter muito programa por onde escolher para criar os nossos filmes e legendas, é so uma questao de tempo. lá virá o dia em que nenhum leitor de mesa tera problemas com as legendas, ou de costas ou de barriga haverá sempre soluçao.

faz-me lembrar os tempos em que comprei um emerson que ja lia mp3... k fartura de formatos akilo lia!
ja lia mp3, caramba! hoje todos suportam mp3 creio eu...
depois foi o samsung..que ate ja suportava wma..por acaso nunca testei mas lia mp3 e wma...caredo!
perto está o dia em que todos irão ler  legendas e em condiçoes...

espero eu!
o importante é que por agora e fico muito contente com isso existe alternativa para solucionar os problemas das legendas que afectam uma grande quantidade de leitores. portanto fica assim reduzido a uma pequena quantidade o nº de leitores que ainda não podem ter legendas ok.

vou continuar com o tal dito filme de teste...

Offline Nasp

• Moderador Global
  • Membro assíduo
    • Ver Perfil
    • Cria o Teu Avatar!
« Responder #12 em: 29 Julho 2006, 00:15:43 »
excelente proposta, creio.... tenho a certeza que resolverá muitos problemas de muitos utilizadores com o suporte de legendas.

um programa que já faz tudo!!.... ainda melhor.
Os Meus Blogues :
http://cria-o-teu-avatar.blogspot.com/ 
Gostas de jogos tipo shoot 'em ups ? Queres falar sobre shoot 'em ups ? Aparece neste blogue:    
http://umtironeles.blogspot.com/

Offline zapata07

• Administrador
  • Membro Pro
  • Popcorn Hour A-100
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: 29 Julho 2006, 12:41:05 »
O que era bom, era alguém com um leitor com chip Sunplus, verificasse se funciona. Nos tempos que correm a maioria dos leitores, pelo menos os mais baratos, usam este chip. Como as legendas são sempre más, com este método sempre se arranjavam legendas em condições.

Não sei é se o pessoal não reparou ainda neste tópico... Não sei como se poderia publicitá-lo melhor?

Offline bicho

• Membro novato
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: 29 Julho 2006, 16:02:13 »
Não sei é se o pessoal não reparou ainda neste tópico... Não sei como se poderia publicitá-lo melhor?[/quote]

.. conheço um gajo numa radio aqui da zona.. posso meter uma cunha...
assim a seguir ás noticias la aparecia a gaja a dizer " sr. ouvinte está farto de ver filmes com legendas todas rascas? quer legendas em condiçoes? O problema não é assim tão grave que não procura o suficiente para se desenrascar?? Não perca mais tempo! nós temos a soluçao! Venda a tv e o leitor! aceitamos material usado!"

... por exemplo :)

ps: o mais curioso é k desde k apareceu este container .divx a tecnica foi logo usada por alguns... eu so me registei aqui no forum para divulgar a mesma pk reparei k não havia nenhuma referencia á mesma por aqui assim como tb n vi nada relacionado com Bivx. a intençao era so mesmo passar a informaçao e explorar mais a coisa entre todos os interessados, agora cada um sabe de si. mais n posso fazer!
ontei fiz algumas buscas e ja existe mais software para o pc a suportar .divx. ou seja os filmes ja podem ser lidos noutros players para alem do divx player...noto que dia apos dia a implementaçao do formato cresce...
vamos aguardar.

http://www.intervideo.com/jsp/WinDVD.jsp?mode=Features