Para além da mensagem original, da autoria do membro bicho, chamo a atenção para algumas informações adicionais, que poderão ser bastante úteis:Informação adicional providenciada pelo membro bennyblanco:Encontrei a solução para aquele problema de quem está a criar um .divx com legendas e o processo pára aos 40 MB. Isso acontece porque o som desse ficheiro é em MP3 VBR, quando deveria ser CBR.
A souçao passa por converter o filme com o programa AVIDEMUX antes do processo de aplicaçao de legendas com o SUB2DIVX (ou AVISUB - o qual recomendo para quem quer ter menos trabalho uma vez que já traz aqueles dois programas que o SUB2DIVX precisa).
De seguida, fica o link para um forum brasileiro onde está tudo explicado: http://www.forumdohardware.com.br/viewtopic.php?p=1696823
Mais informação, que julgo ser bastante útil, da autoria do membro scar_man, neste link.
Início da mensagem original do bichoOra bem...
... leitor de dvd que suporta divx e ate lê legendas..que maravilha.
não fossem as legendas regra geral uma porcaria, ate compreendo pk. um ingles quer la saber das legendas, ele percebe bem o que ouve em 80 ou 90% dos filmes que vê...e quem é que se vai lembrar do desgraçado do portugues... ou ate se lembram mas depois logo se esqueçem que o tal desgraçado não tem guita pa comprar dvds... soluçao: comprar leitor de divx e por portas e travessas meter o raio do bicho a ler legendas em condiçoes.
problema: nem todos aceitam updates de firmware e alguns aceitam mas o problema é mantido. normalmente legendas pequenas e a meu ver ainda pior: de muito fraca qualidade a nivel de contornos etc
soluçao 1: fazer o tal update que coloca tudo em condiçoes e tudo fica resolvido (na minha opinião a coisa correcta a ser feita pois o leitor fica porreiro e não ha ca mais chatisses) e ai os meus parabens a todos os que contribuem para isso neste forum por fazem um trabalho excelente.
soluçao 2: fazer uso das novas ferramentas que por ai existem e contornar o problema (opçao que eu escolhi visto o meu gravador philips suportar divx mas com as tais legendas de fraca qualidade) existem firmwares oficiais para ele mas como usa um chip LSI duvido que possa aparecer por ai algum firmware "candonga" mas nk se sabe... salvo erro a schneider vende qualquer coisa com as tripas deste 3355 assim como em leitores a cyberhome tb usa parte das tripas de alguns philips, mas n tem pago os royalties e aquilo anda la uma carga de trabalhos entre eles, mas pronto isso tb n intressa pra nada.
Ora nós queremos é ver divx e com legendas minimamente em condiçoes.
em principio amanha ou assim que tiver tempo ja deixarei aqui um tuturial a explicar tudo passo por passo visto que hoje ja n tenho tempo. de qualquer forma deixarei aqui a referencia aos programas necessários, e alguns links, basta uma breve busca por esses nomes no google que logo aparece referencia a este processo.
CONDIÇOES PARA QUE TUDO FUNCIONE BEM:
o leitor de mesa devera suportar o formato de ficheiro .divx, mesmo que a marca n faça referencia a isso é possivel que suporte. no caso do meu philips a marca diz que suporta 4 tipos de ficheiros de legendas no entanto testei uns 15 ou 20 e so 2 ou 3 não foram aceites, MAS de todos esses so os tais 4 que a marca refere é que funcionam na perfeiçao, dai que por vezes as marcas n façam referencia a determinadas capacidades, não por nao serem suportadas mas sim pk n sao suportadas a 100% e depois da buraco! mais vale dizerem que n suporta ou não dizerem nada do que depois andarem a ouvir ralhetes dos clientes. por isso a 1ª coisa a fazer é verificar se o leitor suporta divx6 (ficheiro com extençao .divx) basta usar o divx converter que esta no site
www.divx.com , converter um pequeno filme e meter no leitor. se for aceite optimo é meio caminho andado, se nao for acho que não ha mais nada a fazer em relaçao a isso.
explicaçao breve:
.divx é um container ou seja é um ficheiro que contem la dentro vários ficheiros. num .vob dos dvds por exemplo podemos ter a pista de video e varias pistas de audio, uma para cada idioma mas acaba por estar tudo contido no mesmo ficheiro. no divx6 o funcionamento é identico, um ficheiro que pode conter varias pistas de audio, varias legendas, suporta capitulos como num dvd e pode ter menus para aceder aos filmes, algo parecido com o nero digital.
desde ja vamos esquecer a parte dos menus e dos capitulos visto que n tenho conhecimento de nenhum leitor de mesa que reconheça quer os menus quer os capitulos, portanto na sala iremos ter o filme, várias pistas de audio e várias legendas no mesmo ficheiro e iremos aceder a elas tal como num filme em dvd.
no caso duma conversao de DVD para .divx usando esse tal divx converter
tanto as pistas de audio como as legendas aparecem logo nos menus do software é so escolher e o ficheiro sera criado sem qualquer complicaçao, a leitura sera feita de forma identica a um dvd na sala. por aqui n ha problema. Mas o que queremos é usar os filmes que ja temos e as legendas em .srt, .sub ou outras e criar o nosso .divx com a tal .xsub (formato de legenda)...
SOFTWARE OPCIONAL: o "SUBTITLE WORKSHOP", nao sendo obrigatorio pode ser usado para fazer algum ajuste na legenda ou corrigir algum erro no tamanho duma ou outra fala mas não é necessário o seu uso.
SOFTWARE OBRIGATÓRIO: "sub2srt" - as legendas terao que estar no formato .srt por isso ha que converter com qualquer programa para o efeito o que demora segundos neste caso é usado para converter um .sub para .srt, se o formato inicial for outro há que usar o soft adequado, o subtitle workshop tb pode fazer isso por exemplo e suporta varios formatos.
AGORA O QUE É REALMENTE PRECISO:
SRTTOBMP - converte a legenda .srt para imagens .bmp
BMPTOXSUB - agarra nessas imagens (uma para cada fala) e cria o .xsub
FUSE - agarra no filme e no .xsub e junta tudo num ficheiro ao qual da a extençao de .divx
tudo isto com ..deixa ca ver... 8 clikes do rato (para abrir o filme e o xsub na ultima tarefa com o fuse é duplo clik

e demora breves minutos)
FASE FINAL: gravar o ficheiro resultante com a extençao .divx, gravar num cd ou dvd e meter no leitor da sala. podem ser adicionadas mais que uma pista de audio ou varias legendas tipo vamos supor que não é um filme mas sim um slidshow com as fotos da familia.. ao mostrar aos avós escolhem dino meira, para mostrar aos amigos enfadonhos escolhem a pista com a celine dion para mostar a alguem que querem fora de casa rapidamente escolhem stockhausen ou slayer .. tao a ver a ideia certo?
para terem uma ideia do tempo que demora todo este processo e da sua complexidade no caso de ser um filme com uma so legenda bastam 5 ou 6 clicks do rato para finalizar toda a tarefa visto que tudo é feito num ambiente grafico no mesmo programa, esse programa depois é que vai chamar os outros que funcionam por linha de comandos e que podem ser usados tb dessa forma... mas se podemos ter o trabalho facilitado pk complicar... qt ao tempo que demora..breves minutos visto que n ha novas codificaçoes nem nada dessas coisas..apenas se juntam coisas ja existentes dentro de outra.
CONCLUSAO: tenho um gravador philips dvdr3355 que aceitou ate a data todos os filmes divx que tenho em casa sem se queixar, que tb suporta legendas em varios formatos mas..mas... legendas de fraca qualidade e um pouco pequenas tb... este meu philips por sinal aceita bem ficheiros .divx e como tal visto que o firmware oficial ainda nao resolveu essa questão actualmente é esta a minha soluçao..em coisa de breves minutos tenho legendas perfeitas. aposto que todos estes philips mais ou menos recentes funcionam da mesma forma e aceitam este formato pelo menos os que estao actualmente a venda e dito pela propria philips TODOS suportam divx6 e xsub. qt as outras marcas uma grande quantidade de aparelhos tb funciona bem segundo o que tenho lido.
deixo aqui alguns links com diferentes maneiras de fazer uma mesma coisa, esta é a que eu uso, simples rápida e funciona...
http://projects.gdion.biz/guides/dmfwithxsub.htmlhttp://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=141096http://forum.doom9.org/showthread.php?t=89718http://www.divx.com/divx/windows/http://www.urusoft.net/downloads.php?lang=1em principio está ai toda a informaçao necessaria, depois o link tem um link para o outro link que vai dar a mais 2 ou 3 links e por ai fora...
deve andar por ai um link para um site brasileiro dum parente que tb tem a tecnica dele...
bem amanha o patrao tem la trabalho pra eu fazer! dai que esta seja uma hora porreira para ir acabar de ver um filme ali na sala, que vai a meio com as esbeltas legendas que ficaram tao boas que a "maria" ate perguntou: "atao mas fostes ó clube dvideo?"
um abraço a todos, um bom resto de noite e qualquer duvida que eu possa esclarecer estou a vossa inteira disposiçao.
fiquem bem.
ps: esta porra parece uma pagina da lista telefónica! livra!