Em primeiro lugar gostaria de dizer que este review não é tão técnico na análise às capacidades de playback como outros nesta secção, é mais uma visão geral dum artigo que comprei hoje na cadeia Jumbo/BOX. As fotos foram tiradas com o meu telémovel dai a sua falta de qualidade.
O artigo está identificado como Mithus USB mediaDISK 500 GB, que, devido à minha impulsividade comprei sem pensar duas vezes quando vi as suas caracteristicas:
(Da caixa do artigo)Ver filmes HD na TV (resolução ate 1080i)
Gravação directa da tv para o disco
Acesso a ficheiros por rede LAN
Função Time Shift
Ver Fotos/Videos por USB
Ouvir musicas (formato mp3)
Leitor de cartões (SD/MMC/MS/xD/CF)
Ecrã LCD e comando à distância.
Pelo incrível preço de 139€Agradou-me principalmete a porta RJ-45 para acesso à rede local. E agradou-me porque o meu lugar de eleição
para ver filmes é o quarto, como normalmente tenho o pc na sala era muito bom poder passar filmes para o
leitor com a comodidade de um copy/paste. Acabava por ser também um disco com interface de rede o que por si só já valia o dinheiro. Não hesitei.
Quando cheguei a casa pude analisar o conteúdo da embalagem com mais atenção:
À primeira vista a caixa não tinha um acabamento muito profissional e parecia adaptada toscamente para acondicionar o media player, não que seja importante. Tinha a esperança que tivesse sintonizador de TV, mas depressa percebi que não. Tem uma entrada AV IN que significa que apenas podemos gravar de boxs de satélite, cabo ou equipamentos com saida de video. Pronto já tava à espera. Por este preço não se pode ter tudo.
O comando é claramente de baixa qualidade, as teclas prendem e é bastante leve e de aspecto frágil. A caixa contém um manual em inglês imprimido em material de qualidade. Um manual em português em fotocópias a preto e branco de dificil leitura. Uma folha A4 solta a informar/ensinar a passar as legendas para um formato que o media player lê-se ou seja UTF8. Se não for neste formato os caracteres com acentuação não aparecem. ( Achei estranho, uma folha A4 com 4 ou 5 passos a ensinar a guardar ficheiros em UTF8 com o notepad

) Ok, pelo menos lê legendas. Tudo bem, bora lá ligar isto.
Liguei a saída de video à tv, power on, tudo bem, um menu de aspecto agradável e de fácil navegação. Liguei o media player ao router, activei o DHCP e imediatamente foi-lhe atribuido um IP. Naveguei até ao meu pc. Pediu autentificação, pensava que os problemas iam começar porque tenho o VISTA no pc, mas não, como tenho password na minha conta introduzi os dados no media player e voilá, estava a navegar no meu pc. Isto promete.
Fui à pasta de videos e iniciei um filme, qualidade exelente, as legendas lá estavam com a falta dos caracteres acentuados, simplesmente não aparecem. O tamanho é bom, bem centradas, demasiado subidas para o meu gosto, cerca de 2 cm acima do limite inferior da TV. Fui às opções para tentar corrigir, zero opções para legendas, nada, rien. Chato, aproveitei que estava nas opções e fui mudar a linguagem para Português. Não, não mudei, não tem Português

. Tem suporte para umas 10 linguagens, não me recordo quais, mas PT não é uma delas.
Como estamos em Portugual achei estranho. Felizmente dou uns toques no Inglês, não é por ai.
Fui para o meu PC, tentar aceder ao bicho e por alguns filmes lá dentro. Não, não acedi, por partilhas nada, por ftp nada, por HTML uma página rídicula que dizia "A simple HTML+CGI example" onde se introduziam 2 números e era apresentada a sua soma

.
Realmente não diz em lado nenhum que é possível aceder ao disco através da rede, mas é tão obvio, quer dizer, o hardware está lá todo, o potencial é enorme. Não pode ser, deixa lá ver se encontro alguma informação na internet, ou na página do fabricante para tentar fazer, quem sabe, um upgrade do firmware.
www.mithus.pt .Pt? Só? São Portugueses? Hummmm? Bem, boa. Estamos a progredir.
Brevemente Online, página em baixo!!! Uaiiiiiiiiiiii, então e agora? Vi a minha vida andar para trás.
Vim aqui ao leitoresdivx procurar, nada (agora já há).
No google só, e apenas só, uma referência de outro utilizador como eu no techzone
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=286716 (desculpem a publicidade).
Este utilizador coloca exactamente a mesma questão acerca da rede que eu, coincidência??
Na web mais nada sobre este estranho equipamento.
Bem, pensei, isto é mas é fabricado por outros, e a mithus só importa.
Googlei, googlei, googlei, googlei, googlei, googlei, googlei, googlei, googlei, googlei, googlei,
googlei, googlei, googlei, googlei, googlei, e finalmente achei:
HDDP-1079B, Made by T-elek Electronic Co.,Ltd.
Made in china.
http://www.t-elek.com/products_new.asp?idd=612&class_id=Vivaaaaaaaaaaaa, já me safei.
Fui à secção de suporte para ver o que havia por lá. Nada! Absolutamente nada

.
Estaca zero de novo.
Bem, esqueçe lá a rede então e vai mas é tentar copiar os filmes para o media player sendo ele a aceder ao pc. Mais uma desilusão, apenas dá para copiar um ficheiro de cada vez. Não dá para copiar uma pasta inteira

.
Bem sempre posso copiar os filmes para lá por USB, mas espera, assim tenho que andar com ele para trás e para a frente. Pois, assim mais valia ter comprado um disco externo normal e ter mantido o meu belissimo Philips 5160 de 59€ (belissimo depois do firmware que encontrei aqui, antes disso meu deus, que legendas eram aquelas).
ConclusãoComo devem ter percebido a review não é imparcial, fiquei claramente desiludido com o Mithus mediaDISK USB. E Aponto:
Contras:
1º Falta de suporte técnico (na Europa não é só vender, há obrigações pós-venda)
2º Falta de português na linguagem OSD
3º A limitação nos caracteres acentuados das legendas (funcionam em UTF8)
4º As limitações nas funções de rede local.
5º Aquece imenso
6º O Firmware deixa a desejar.
Prós:
1º O Hardware tem um potêncial enorme.
2º O Preço.
Para quem não precisa das funções de rede e não se importa de editar no notepad todas as legendas dos filmes que vai ver até pode ser um bom negócio.
Boas compras